Estudamos os princípios do lean manufacturing, aplicamos suas ferramentas e conceitos intensivamente na busca de resultados, mas dificilmente investimos tempo refletindo como surgiu e em que contexto foi desenvolvido. Particularmente, gosto de pensar que um gerente e sua equipe, comprometidos em resolver os problemas de sua linha de produção, começaram a testar suas idéias de maneira persistente e acabaram desenvolvendo um conceito que revolucionou o mundo.
Este gestor foi Taiichi Ohno.
Nos anos 40, Ohno foi diretor da Toyota e durante esse período a empresa estava à beira da falência e, por isso, não poderia fazer novos investimentos em equipamentos e novas invenções. Foi quando, nos anos 50, houve o início de uma longa colaboração entre Ohno, Shigeo Shingo, consultor de qualidade da Toyota, e Edward Deming, principal responsável da chegada ao Japão do Controle Estatístico de Processo, para criar um sistema de estratégia de manufatura que fizesse a empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento.

Assim, Ohno desenvolveu o Sistema Toyota de Produção, o qual foi baseado em duas concepções: a primeira foi o sistema fundamental de produção publicado em 1926 por Henry Ford no livro “Today and Tomorrow” e a segunda foi a maneira de operação utilizada pelos supermercados dos Estados Unidos, observada por ele mesmo em uma visita feita em 1956 (os supermercados recolocavam mercadorias nas prateleiras a partir do momento em que elas eram vendidas).
Formado em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya, entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company, sendo promovido a diretor em 1954. O menino de pais japoneses nascido em Dalian, se tornaria diretor gerente em 1964, diretor gerente sênior em 1970 e diretor gerente sênior e vice-presidente executivo em 1975.
No início dos anos 80, Ohno aposentou-se da Toyota, mas continuou trabalhando na empresa Toyota Gosei, uma filial e fornecedora Toyota, na qual assumiu o cargo de presidente. Em 1988, escreveu e publicou um livro (O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala) que traz as inovações que caracterizam o sistema dentro do contexto histórico em que foram surgindo e sendo implementadas. Ele mostra, também, quais eram os problemas da produção em massa na indústria automobilística e como a Toyota veio a superá-los.
Taiichi Ohno é considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban."Taiichi Ohno definiu os 7 tipos de desperdícios como todas aquelas atividades que adicionam custo mas não agregam valor. Numa Empresa Lean, estes 7 tipos de “Muda” são objetos de uma perseguição sem fim pela eliminação dos desperdícios. Ohno afirmava que haveria uma oportunidade de kaizen sempre que o fluxo fosse interrompido.
Frases de Taiichi Ohno:
“dados são importantes, mas dou maior ênfase aos fatos”
"custos existem para serem reduzidos, não para serem calculados"
" O conhecimento é algo que você compra com dinheiro. A sabedoria é algo que você ganha fazendo "
Nenhum comentário:
Postar um comentário