Qualquer produto feito em alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais. Isto confere ao alumínio uma combinação única de vantagens, em que se destacam a proteção ambiental, a economia de energia e o papel multiplicador na cadeia econômica, por meio da renda gerada pela coleta de sucata.
Tanto as sobras do processo de fabricação de chapas, perfis e laminados de alumínio, como a sucata gerada por produtos com vida útil esgotada podem ser recicladas por meio de refusão.
A reciclagem de produtos com vida útil esgotada depende do tempo que vai do seu nascimento, consumo e descarte. A isto se chama ciclo de vida de um produto, que pode ser de 45 dias, como é o caso da lata de alumínio, até 40 anos, como acontece aos cabos de alumínio para o setor elétrico. Quanto menor for o ciclo de vida de um produto de alumínio, mas rápido é o seu retorno à reciclagem, razão pela qual os índices de reciclagem no Brasil apontam para volumes cada vez maiores, desde que a lata de alumínio chegou ao nosso mercado.
As empresas de alumínio representadas na ABAL desenvolvem um trabalho conjunto com recicladores na divulgação sistemática dos benefícios da reciclagem de alumínio. Confira este benefícios:
Econômicos e sociais
*Assegura renda em áreas carentes, constituindo fonte permanente de ocupação e remuneração para mão-de-obra não qualificada.
*Injeta recursos nas economias locais, através da criação de empregos, recolhimento de impostos e desenvolvimento do mercado.
*Estimula outros negócios, por gerar novas atividades produtivas (máquinas e equipamentos especiais).
Ambientais
*Favorece o desenvolvimento da consciência ambiental, promovendo um comportamento responsável em relação ao meio ambiente, por parte das empresas e dos cidadãos.
*Incentiva a reciclagem de outros materiais, multiplicando ações em virtude do interesse que desperta por seu maior valor agregado.
*Reduz o volume de lixo gerado, contribuindo para a solução da questão do tratamento de resíduos gerados pelo consumo.
*Economiza energia, otimizando o uso dos recursos ambientais. Reciclar economiza até 95% da energia utilizada para produzir alumínio a partir da bauxita. Cada tonelada reciclada poupa a extração de 5 t deste minério, matéria-prima do alumínio.
Fonte: ABAL
Fotos: empresas associadas à ABAL
Fotos: empresas associadas à ABAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário