Gela mais rápido.
Estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens (Cetea), a pedido da Abralatas, confirma que a lata de alumínio permite gelar mais rápido seu conteúdo do que embalagens de vidro, quando colocada em contato direto com gelo. Nesse caso, a latinha chega à temperatura ideal para consumo da cerveja 37 minutos mais cedo do que a garrafa de vidro descartável (long neck) com conteúdo semelhante.
A lata de alumínio para bebidas é a embalagem mais reciclada do planeta. Há 13 anos a latinha lidera o ranking nacional de reciclagem com índices próximos a 100% (em 2014 atingiu a marca de 98,4%). Desde o início da instalação da indústria da latinha no Brasil, são feitos investimentos na estruturação da cadeia produtiva da reciclagem da embalagem, com forte demanda pela sucata e remuneração a todos os elos envolvidos. O sistema de logística reversa é estável, gera renda, emprego, principalmente para catadores de materiais recicláveis, e serve de modelo para outros materiais. A reciclabilidade é um dos atributos mais importantes do alumínio. Qualquer produto produzido com este metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais. A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita são poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário.
Por serem leves e, ao mesmo tempo, resistentes e inquebráveis, as latinhas são responsáveis por uma grande redução nos custos de estocagem. Assim como acontece nas residências dos consumidores, em gôndolas de supermercados e em geladeiras industriais, o armazenamento de latas gera um ganho médio de espaço de 17%. Seis latas de 350 ml (ou 2,1 litros) ocupam o mesmo espaço que três garrafas de 600 ml (1,8 litro).
Como economiza espaço, o transporte de cargas é mais produtivo com a lata. Em um mesmo espaço de um caminhão ou de uma paletizadora, por exemplo, carrega-se mais bebida, em termos de volume (litros), envasada em lata do que em relação a outras embalagens. O empilhamento também é facilitado, pois o fundo da lata se encaixa perfeitamente na tampa de outra. Além disso, a lata é inviolável. O sistema de fechamento protege melhor a bebida, garantindo mais segurança no transporte e procedência da bebida para o consumidor. E por não quebrarem e não fragmentarem ao cair, eventuais acidentes durante o manuseio das latas não ocasionam transtornos significativos.
A lata carrega em seu corpo a possibilidade de atender o que o mercado necessita: inovação para chamar a atenção do consumidor final. O principal diferencial de comunicação da lata está na possibilidade de aplicação do rótulo da bebida em 100% da superfície. Além da pintura, a lata se diferencia pela segmentação dos formatos e pelas inúmeras tecnologias de impressão à disposição dos envasadores (high definition, laser engraved, tintas termocrômicas etc). O rótulo da lata é um excelente meio de comunicação, cuja impressão é feita diretamente no alumínio e pode ter até seis cores simultaneamente que não descolam, não descascam e nem rasgam. A lata tem um poder de comunicação muito grande, entra em qualquer ambiente, como bares, restaurantes ou na praia, e pode ser utilizada em qualquer ocasião, como em shows, festas, datas especiais, eventos esportivos.
fonte: Abralatas
Nenhum comentário:
Postar um comentário